“Rápido… muito rápido”
Como vocês já bem sabem, a nossa ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E hoje vamos falar sobre o álbum de um guitarrista extremamente rápido e reconhecido como um dos melhores dentro do seu estilo. Nossa sugestão de hoje é o disco “Grin And Bear It” da banda de Chris Impellitteri.
“Grin And Bear It” é o segundo álbum de estúdio da banda americana de heavy/speed metal, Impellitteri e foi lançado em 23 de setembro de 1992 pelo selo Victor, exclusivamente no Japão. O disco foi gravado no Sound Chamber, Pasadena, na California. A produção foi de responsabilidade do líder e criador da banda, Chris Impellitteri, e a mixagem ficou a cargo de Mike Tacci.
Chris Impellitteri formou o Impellitteri junto com o vocalista Rob Rock em Los Angeles nos meados dos anos 80, e oficialmente deu início a carreira da banda ao lançar um EP simplesmente intitulado “Impellitteri” no ano de 1987. O estilo do músico chamou a atenção de publicações de todo o mundo como Kerrang !, Guitar World, Circus e a japonesa Burrn.
Após o lançamento do EP, o Impellitteri montou uma nova line-up que contou com o ex-vocalista do Rainbow, Graham Bonnet e lançou o álbum “Stand in Line” em 1988. A faixa título ganhou um vídeo clipe que teve boa rotação na MTV americana, que culminou com a participação de Chris no programa Headbangers Ball. “Stand in Line” é o maior sucesso da carreira do Impellitteri, pois alcançou a posição 91 na parada Billboard 200 dos EUA, onde permaneceu por vinte semanas.
“Grin And Bear It” já não contava com Graham Bonnet na formação da banda e sim com a volta do cantor original, Rob Rock. O estilo foi mantido, com muita velocidade e melodia, mas sem uma gravadora ou mesmo uma distribuidora em sua terra natal o sucesso do disco anterior não se repetiu. Não houve lançamentos de singles ou clipes promocionais para “Grin And Bear It”. Mas mesmo assim Chris Impellitteri continuou sendo cotado como um dos grandes nomes da guitarra, tanto que, em 2008 a revista Guitar World nomeou Chris Impellitteri como um dos guitarristas mais rápidos de todos os tempos.
No Brasil “Grin And Bear It” não foi lançado, assim como nos demais mercados mundiais, exceto o japonês como já citei. Para se conseguir uma cópia só apelando mesmo para o importado ‘Made in Terra do Sol Nascente’ e pagando o devido preço. Minha cópia eu comprei em março de 1997 na loja Empire, localizada na Galeria do Rock aqui em Sampa, que praticava preços bastante justos. O dólar barato na época facilitou muito a aquisição.
“Grin And Bear It” é um disco fantástico, que conta com atuações monstruosas do cantor Rob Rock, do baixista Chuck Wright (ex-membro do Quiet Riot) e principalmente do grande Chris Impellitteri. Faixas como “When The Well Runs Dry”, “Ball And Chain”, “Power Of Love” (N.R.: minha favorita) e “Dance” tem qualidade, técnica e muita inspiração. Se você não conhece ainda, precisa. O link está lá no final, como de costume. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 23 de setembro de 1992.
Selo: Victor (Japão).
Produção: Chris Impellitteri.
Tracklist:
1 When The Well Runs Dry
2 Ball And Chain
3 Wake Up Sally
4 Power Of Love
5 Under The Gun
6 Endless Nights
7 City’s On Fire
8 Grin & Bear It
9 Dance
Line Up:
Chris Impellitteri – Guitars
Rob Rock – Vocals, Tambourine
Chuck Wright – Bass
Ken Mary – Drums
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)