“O segundo full álbum do professor”
Mais uma semana começando e por mais que alguns achem que esta tudo normal, na verdade, não está não. Evite ficar em aglomerações. Se for preciso ir ao mercado, trabalhar ou qualquer outra coisa importante, use uma máscara, se proteja. Agora, vamos falar de música. Como vocês já se acostumaram, à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do guitarrista Joe Satriani, Surfing with the Alien.
“Surfing with the Alien” é o segundo álbum de estúdio do guitarrista de rock norte americano Joe Satriani. O trabalho foi gravado no Studio Alpha & Omega Recording and Hyde Street Studios em São Francisco, California e foi produzido por Satriani e John Cuniberti. Seu lançamento ocorreu em 15 de outubro de 1987 pelo selo Relativity Records.
O álbum foi gravado com um orçamento muito baixo (por volta de US$13.000,00) e foi necessário se fazer muita economia. O equipamento a disposição de Satriani, que era limitado pela falta de recursos, consistiu em duas guitarras Kramer Pacer e uma guitarra Stratocaster adaptada. Para economizar dinheiro em vez de contratar músicos adicionais foi utilizada uma bateria eletrônica e recursos de estúdio para ‘criar’ alguns efeitos.
“Surfing with the Alien” conseguiu posições significativas nos principais charts da época sendo a mais importante o número 29 na Billboard 200, onde permaneceu por 75 semanas, O álbum foi certificado com disco de ouro em 17 de fevereiro de 1989, e chegou a platina em 3 de fevereiro de 1992, ultrapassando um milhão de cópias vendidas só no EUA. Foi o primeiro álbum de Satriani a receber o certificado de platina e continua sendo seu único. Já no Reino Unido o álbum conquistou o disco de ouro.
Três singles foram lançados: “Satch Boogie“, “Surfing with the Alien” e “Always with Me, Always with You“. Os dois primeiros alcançaram a parada Billboard Hot Mainstream Rock com “Satch Boogie” na posição No. 22 e “Surfing with the Alien” no No. 37. O terceiro single, “Always with Me, Always with You“, recebeu uma indicação de ‘Melhor Performance Instrumental Pop’ na premiação do Grammy Awards em 1989, enquanto o próprio álbum foi nomeado para ‘Melhor Performance Instrumental de Rock’ no mesmo evento.
O conceituado livro que foi editado no Japão chamado de ‘Ultimate! Super Rock Guitarrists’ classificou “Surfing with the Alien” como o melhor e mais importante trabalho da carreira de Satriani.
A música “Always with Me, Always with You” foi utilizada em vários episódios da série norte-americana chamada “Parker Lewis Can’t Lose” (No Brasil a série foi chamada apenas de “Parker Lewis”), que foi exibida pelo canal Fox Network de setembro de 1990 a junho de 1993.
Antes de todo esse sucesso se materializar Satriani também teve que se contentar com uma modesta tour para promover o disco. Ela se limitou a apenas sete shows em território norte americano sendo o primeiro em 23 de janeiro de 1988 na cidade de Boston e terminando em primeiro de junho de 88 em Columbus, no Estado de Ohio.
No Brasil a fama do professor chegou rápido graças às revistas Metal e Rock Brigade, que acompanhavam o início de um novo ‘boom’, só que dessa vez de guitarristas e Satriani devido a sua sobrenatural técnica era o mais comentado. Em sua crítica a respeito do álbum a Metal através de Carlos Uwer citou Satriani como sendo um mistura de Hendrix e Jeff Beck. Já os clipes de “Satch Boogie” e “Always with Me, Always with You” só chegaram por aqui com a MTV Brasil em 1990. Minha cópia em vinil é uma versão argentina que foi comprada na Devil Discos, Galeria do Rock, em 12 de novembro de 1990.
“Surfing with the Alien” é um dos mais bem-sucedidos discos de Joe Satriani até hoje e ajudou a estabelecer sua reputação como um dos mais respeitados guitarristas de rock em todas as suas vertentes. Não é por acaso que ele é chamado de ‘professor’ Os links estão a disposição como de costume. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 15 de outubro de 1987.
Selo: Relativity Records (EUA).
Produção: Joe Satriani e John Cuniberti.
Singles:
“Surfing with the Alien“/”Ice 9” lançado em 1987;
“Always with Me, Always with You“/”Hill of the Skull” lançado em 1987;
“Satch Boogie” lançado em 1987.
Certificações:
– Reino Unido, disco de ouro (+60.000 cópias)
– EUA, disco de platina (+ 1.000.000 cópias)
Lado A
- “Surfing with the Alien”
- “Ice 9”
- “Crushing Day”
- “Always with Me, Always with You”
- “Satch Boogie”
Lado B
- “Hill of the Skull”
- “Circles”
- “Lords of Karma”
- “Midnight”
- “Echo”
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)