“Clássico no real sentido da palavra

Como vocês já sabem a ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é sobre o Savatage e seu álbum “Gutter Ballet

Gutter Ballet” é o quinto álbum da banda americana Savatage. Este foi o segundo álbum gravado pelo conjunto sob a direção do produtor Paul O’Neill e foi lançado inicialmente em 1 de dezembro de 1989 em território norte americano. O disco foi gravado entre os meses de fevereiro e julho de 89 no estúdio Record Plant na cidade de Nova York.

Ah os anos 80, os gloriosos anos 80 do Mundo, época de exageros, época de loucuras, aqui no Brasil, estávamos saindo de uma Ditadura Militar e tínhamos tido a Primeira edição do Rock In Rio, em 1985, com tantas bandas vindo, o Brasil estava finalmente entrando nessa era “louca”. Mas porquê estou dizendo isso tudo? Só pra contextualizar um período, nada mais, sendo que, os Estados Unidos não estavam nesse contexto, eles estavam produzindo música a rodo, bandas de Hard Rock e Glam pra todos os lados, o Rock e o Metal eram a música daquele momento e no meio de tanta efervescência cultura, surge um nome que iria brilhar, o Savatage.

A banda, que foi criada pelos Irmãos Oliva (Chris e Jon), antes desse clássico que estamos indicando aqui, já tinha gravado ótimos álbuns e chegam no ano de 1989 e lançam o clássico “Gutter Ballet”. Não tem como, falarmos do Savatage e não falar desse disco, que é, praticamente uma coletânea de clássicos e esse disco tem um diferencial, pois ali eles começam a desenhar o que, hoje, conheceríamos como Prog Metal.

Na formação da banda naquela época, Jon Oliva (Vocal), Criss Oliva (guitarra e violão – RIP) e Chris Caffery (Guitarra e teclados), Johnny Lee Middleton (baixo) e Steve “Doc” Wacholz (bateria). Eles simplesmente levaram o Metal para outro patamar e esse nível foi simplesmente insano, um som completamente fora do comum naquele tempo e principalmente pro próprio Savatage, já que, a banda tinha quatro discos lançados e eram de um “poder de fogo” incrível (tem como não se empolgar com o refrão de “Hall Of The Mountain King“?) e vieram com uma musicalidade mais trabalhada e com uma veia ainda mais Progressiva em “Gutter Ballet”.

E vamos combinar uma coisa, naquele tempo o timbre de voz do Jon Oliva eram simplesmente incrível, como ele cantava bem e também compunha né, ainda mais ao lado do seu irmão Chris, que conseguia timbres incríveis de Guitarra. O time que formava o Savatage nesse tempo era fenomenal, ou seja, tudo mais do que no exato momento para um clássico nascer. “Gutter Ballet”, em meu singelo entendimento, é um disco OBRIGATÓRIO pra você que diz curtir Prog Metal e afins, pois, toda a concepção e a ideia, nasceu ali. Até a próxima

Dados tecnicos:

Selo: Atlantic
lançamento: 1 de dezembro de 1989
Producer – Paul O’Neill

Charts:
German Albums Chart – posição 47
Dutch MegaCharts – posição 84
Billboard 200 (US) – posição 124

Tracklist:

1. “Of Rage and War”
2. “Gutter Ballet”
3. “Temptation Revelation” (instrumental)
4. “When the Crowds Are Gone”
5. “Silk and Steel” (instrumental)
6. “She’s in Love”
7. “Hounds”
8. “The Unholy”
9. “Mentally Yours”
10. “Summer’s Rain”
11. “Thorazine Shuffle”

Savatage:

Jon Oliva – lead vocals, piano, keyboards, bass guitar and drums on “Gutter Ballet”
Criss Oliva – guitars, acoustic guitar
Johnny Lee Middleton – bass guitar
Steve “Doc” Wacholz – drums