A banda aproveitou o anúncio para também falar de seu álbum de estreia Outside The Spiral que será lançado pela Nuclear Blast Records e o lançamento da primeira faixa promocional do álbum.

Uma das maiores e influentes lendas do death metal, o vocalista do ATHEIST, Kelly Shaefer, retorna com uma nova banda chamada TILL THE DIRT, e uniu forças com a Nuclear Blast Records para o álbum de estreia da banda intitulado Outside The Spiral, que será lançado no dia 25 de Agosto.

Shaefer comentou sobre o contrato com a Nuclear Blast: “Como um artista de metal extremo, não há lugar melhor para pousar do que a Nuclear Blast. Uma equipe inigualável e, como gravadora, sinto que eles compartilham a mesma paixão que tenho pela música extrema. Portanto, é uma verdadeira honra lançar este disco para o mundo na melhor gravadora de metal do planeta!”

Com seu novo projeto, Shaefer evita explorar de seu poço particular de death metal e ousa explorar além dos limites tradicionais do gênero, incorporando uma fusão extrema de grunge, black metal, jazz, rock, dark wave, uma pitada de pop clássico e outros estilos. O novo álbum também apresenta uma série de músicos convidados, cada um contribuindo com suas próprias habilidades para a visão geral de Shaefer.

Shaefer falou sobre o novo disco: “Minha composição foi acelerada durante a pandemia de COVID-19, e eu estava escrevendo e gravando uma nova música quase diariamente, além de tocar nas demos. Eu estava convidando amigos para solos e participações especiais, sendo um deles Jeff Loomis (Arch Enemy/Nevermore) e também John Longstreth (Origin). Scott Burns realmente me ajudou a colocar tudo, porque tínhamos tantas músicas para trabalhar e tivemos que reduzir para 11. É um dos momentos mais prolíficos da minha carreira e tenho orgulho de dizer que não há preenchimentos neste álbum . Eu não poderia estar mais orgulhoso disso.”

Isso mesmo. Outside The Spiral foi produzido por ninguém mais ninguém menos que um dos mais reverenciados produtores de death metal do Mundo – Scott Burns (DEATH, CANNIBAL CORPSE, DEICIDE), que saiu da aposentadoria para supervisionar a produção do disco.

Burns comenta sobre sua colaboração: “Kelly e eu estávamos conversando e ele disse: deixe-me enviar a você alguns dos materiais da minha nova banda. A primeira faixa que ele me enviou foi ‘Outside The Spiral’. Fiquei maravilhado. Eu amei tudo sobre ela. Foi simplesmente uma ótima música para mim. Foi brutal, foi cativante e foi memorável onde eu poderia cantá-la de volta na minha cabeça depois de ouvir algumas vezes. Também adorei porque não soava como nada que ouvi no Liquid Metal da Sirius XM. Para mim era original como nos velhos tempos quando eu costumava gravar bandas. Foi por isso que as bandas que gravei assinaram, porque eram originais. E então, ainda por cima, ele me enviou dezenas de outras músicas e elas eram igualmente boas. Eu acho que o TTD arrasa e não desejo nada além do melhor para a banda. É apenas um pouquinho…” 

Hoje, TILL THE DIRT revelou o primeiro single do álbum, a faixa-título ‘Outside The Spiral’, que conta com a participação do baixista do TESTAMENT, Steve Di Giorgio. Shaefer acrescenta sobre a nova música:

“‘Outside the Spiral’ foi a primeira de mais de 25 músicas que escrevi para o que se tornaria a estreia de Till The Dirt. No entanto, não comecei com a intenção de uma nova banda ou álbum, estava escrevendo e gravando ideias pro ATHEIST durante o bloqueio inicial do covid. Então, quando terminei a demo, enviei para pessoas em quem confio para me darem opiniões honestas, sendo uma delas o extraordinário baixista Steve Digiorgio e outra para o lendário produtor Scott Burns. Ambos concordaram que era uma espécie de híbrido… uma espécie de caminho diferente. Inevitavelmente, foi inspirador ouvir o feedback positivo de ambos. Scott Burns então concordou em produzir este disco e Steve concordou em tocar baixo nesta faixa.”

Di Giorgio disse: “Kelly e eu estamos com nossas próprias bandas desde 1987, da coletânea Raging Death. Sempre apreciei o nível e a precisão que o Atheist tocou e admirei os vocais multifacetados do Sr. Shaefer. Quando ele me chamou para colaborar numa faixa de baixo em seu novo projeto foi a certeza de que aceitaria. Claro que sim! Não foi apenas uma decisão fácil baseada no envolvimento do velho amigo Scott Burns… mas Kelly me deu a escolha de qual faixa eu gostei mais. Eu escolhi ‘Outside the Spiral’ para os riffs estranhamente espaciais e a viagem dos vocais. Ambas as qualidades condizem com minhas contribuições sem trastes no baixo. Faixa matadora em um novo álbum matador… divirta-se!”

Pré-venda para Outside The Spiral: https://tillthedirt.bfan.link/outside-the-spiral-A

Ouça o novo single ‘Outside The Spiral’: https://tillthedirt.bfan.link/outside-the-spiral

Tracklist Outside The Spiral:
1. Starring Role
2. Outside The Spiral
3. Privilege
4. As It Seems
5. Invitation
6. Forest Of Because
7. Who Awaits
8. Insist And Demand
9. The Good The Bad The Other
10. Watch You Grow Old
11. Bring On The Gods

Sobre TILL THE DIRT:

Kelly Shaefer está fazendo isso novamente. Com sua nova banda TILL THE DIRT e seu álbum de estreia Outside The Spiral, a lendária e revolucionária voz do death metal da Flórida está pronta para injetar uma dose muito necessária de sangue fresco nessa coisa envelhecida, saturada na qual ele se tornou referência ao longo das décadas.

Tudo no gênero death metal se baseia basicamente em dois pilares: força musical extrema e técnica insana – ou seja, variações do mais do mesmo que satisfaz os seguidores obstinados dessa cena, mas oferece um alcance artístico bastante limitado. Agora, Kelly e seus colaboradores dentro e ao redor da banda TILL THE DIRT colocaram toda a diversão de volta na música extrema, desviando-se deliberadamente da mesma fórmula que o guitarrista da Flórida lançou no mundo como uma de suas principais propostas. Um dos privilégios de ser uma lenda viva é a liberdade de fazer o que quiser sem precisar provar nada a ninguém. E é exatamente isso que acontece em Outside The Spiral. Nunca tímido em negar suas raízes do death metal, Shaefer toma a liberdade de amalgamar qualquer influência musical em suas canções, desde que elas se encaixem. Não se surpreenda ao encontrar grunge, black metal, jazz, rock, dark wave, uma pitada de pop clássico e muitas outras cores estilísticas fundidas em faixas que variam de malícia relaxada a um rasgo num rosto cheio de pus.

Uma mosca na parede teria testemunhado Kelly compondo freneticamente noite após noite, apenas largando sua guitarra para contatar amigos ao redor do mundo e enviar demos para eles em busca de feedback para afirmar seu instinto – sentindo que seu novo material estava indo para lugares interessantes ou para acabar com esta fonte de criatividade. No entanto, um por um, seus amigos ficaram pelo menos tão entusiasmados com essas faixas quanto o compositor. Um novo rolo compressor de metal começou a rolar e não havia como parar. Kelly recrutou jovens músicos cheios de energia bruta e paixão para a causa de TILL THE DIRT e, mais importante, um de seus primeiros ouvintes ofereceu seus serviços inestimáveis: Scott Burns (ATHEIST, DEATH, OBITUARY, CANNIBAL CORPSE, CYNIC, MALEVOLENT CREATION, SUFOCATION) .

“Quando Kelly me enviou algumas demos, a princípio relutei em ouvi-las”, revela Scott Burns. “Achei que já tinha ouvido tudo e não queria decepcionar um velho amigo. Quando finalmente dei uma chance às faixas, senti como se tivesse sido atingido por um choque elétrico: essas faixas eram novas, emocionantes e divertidas – como nos velhos tempos. Essas demos me surpreenderam. Eu fui imediatamente fisgado a ponto de realmente querer estar envolvido. Eu realmente pensei que tinha parado de produzir death metal para sempre, mas aqui estamos nós agora!”

As peças desse quebra-cabeça começaram a se encaixar e, enquanto o guitarrista continuava lançando faixas matadoras em uma velocidade de quebrar o pescoço, o produtor começou a adicionar estrutura ao processo, aproveitando décadas de experiência. “Eu não podia acreditar na minha sorte que Scott Burns está jogando toda a força de seu incrível talento e status por trás de TILL THE DIRT”, se empolga Kelly. “Ele obviamente não esperava ser sequestrado e colocado de volta na cadeira do produtor, mas fico feliz em dizer que não demorou muito para convencê-lo. Estou extremamente feliz com este privilégio: o poderoso Scott Burns está de volta para bater suas cabeças!”

Com Outside The Spiral, TILL THE DIRT leva você a uma turnê de forças cheias de surpresas que redefinirão o gênero do metal extremo de tantas maneiras quanto ATHEIST o fez há mais de 30 anos. Não acredite no que escrevemos, confie em seus ouvidos!

Formação:

Kelly Shaefer | Vocais
Jerry Witunsky| Guitarras
Ian Waye | Guitarras
Yoav Ruiz Feingold| Baixo
Dylan Marks| Bateria