É isso, 2023 está findando e com eles temos um ano com tantos, mas tantos lançamentos de qualidade única, que ficou difícil de decidir quais discos fariam parte da minha lista.
Nesse ano, os discos no qual eu fui ouvindo e eu fui curtindo muito, eu fui anotando com calma, pra depois chegar nos 10 discos no qual eu mais gostei e como eu nunca faço, eu coloco todos os estilos em uma só lista e simbora, não tenho costume de separar por estilos, então nessa lista, está realmente aqueles 10 discos, com 5 menções honrosas, são realmente os discos que tocaram o meu coração.
Mas não posso postar a minha lista, sem agradecer, efusivamente os nossos parceiros: Isabele Miranda (Top Link), Marcos Franke (Nuclear Blast Latin America), Ana Alice (Cria do Rock), Susi do Santos e Eliton Tomasi (Som do Dharma), Clóvis Roman e Kênia Cordeiro (Acesso Music), Johnny Z (Z Press), The Bridge Press (Tarcisio Chagas, Wallace Magri e Gustavo Maiato), Ricardo Batalha (ASE Music), Damaris Hoffman (Hoffman O´Brien Press), Paco Fernandez (Century Media Records), Nikki Law (Breaking The Law Agency), Katy Irizarry e Will Yarborough(Seasons Of Mist Records), Karina Somacal (Shinigami Records), Atomic Fire Records, Florian Millz, Dhiego Rodrigues (LBN Assessoria), Mari Goé (Blood Mary), Jéssica Mar (Reverbera Media), que sem o apoio dessa galera que rala horrores tambéms pelo nosso cenário e o mantém vivo, pra vocês, mais uma vez, obrigado pela parceria maravilhosa de sempre. Agora, sobre a lista, pra quem me conhece, vai se assustar com o primeiro lugar, pois é uma banda no qual eu reinteradamente falo que não gosto, mas em 2023 os caras acertaram a mão em cheio, realmente o primeiro lugar é um disco acima do nível, bem como o segundo lugar que pertence a uma banda que ainda vai entregar muita qualidade, com certeza.
Mas antes da lista em si, eu vou dizer aqui pra vocês as minhas menções honrosas: Turbid North com The Decline, um belo disco de Death Metal dos Estadunidense, vale a pena ouvirem, os brasileiros do Podridão lançaram o excelente Cadaveric Impregnation, “Metal Morte” levado muito a sério. Devilish do Torture Squad necessita ser citado, pois a banda evoluiu demais nesse lançamento, o Essential Morphine do Warshipper também quase chegou na lista de TOP10 desse ano, com um Death Metal super diferenciado e fechando as menções honrosas o ótimo Imperialismo do Manger Cadavre? que necessita ser lembrado. No mais, fiquem com a listinha e eu desejo um 2024 F O D A para todos vocês.
1 – AVENGED SEVENFOLD – LIFE IS BUT A DREAM
2 – SLEEP TOKEN – TAKE ME BACK TO EDEN
3 – ELECTRIC MOB – 2MAKE YOU CRY & DANCE
4 – ROOTBRAIN – BREAKWATER
5 – NERVOSA – JAILBREAK
6 – IN FLAMES – FOREGONE
7 – RIVERSIDE – ID.ENTITY
8 – CRYPTA – SHADES OF SORROW
9 – ANGRA – CYCLES OF PAIN
10 – GRAVE PLEASURES – PLAGUEBOYS