Formado no início dos anos 80, o Hurricane é uma banda composta por sobrenomes conhecidos da cena hard rock: o baixista Tony Cavazo, irmão de Carlos Cavazo, guitarrista do Quiet Riot, e o guitarrista Robert Sarzo, irmão do estupendo baixista Rudy Sarzo, famoso por seus trabalhos com Quiet Riot, Ozzy, Whitesnake, Dio, entre outros. Kevin Dubrow, o vocalista do Quiet Riot, se encarregou de apresentá-los, e em seguida decidiram formar uma banda e recrutaram Kelly Hansen, que mais tarde integraria o Foreigner, para o vocal, Jay Schellen para a bateria e Michael Guy, completando o time nas guitarras.

Com essa formação, a banda lançou seu primeiro disco, intitulado Take Me What You Want, em 1985, obtendo sucesso moderado, porém suficiente para que nos 2 anos seguintes a banda abrisse os shows do Stryper na turnê do álbum To Hell With The Devil. Em 1987 também abriram shows de Gary Moore.

Essa experiência inicial deu à banda bagagem musical suficiente para gravar seu disco de maior sucesso. Assim, em 1988 a banda lançou seu segundo disco, Over The Edge, com sonoridade transitando entre o Hard Rock de arena, porém agradando também aos fãs de Heavy Metal. Prova disso é que na turnê promocional do álbum, a banda excursionou com o Iron Maiden, que na época realizava a turnê do disco Seventh Son Of A Seventh Son. Atingindo a 92ª posição nas paradas, o disco apresentava um interessante cover de I’m Eighteen, de Alice Cooper, além do single I’m On To You lançada como single. A faixa título ainda seria lançada posteriormente como single, mostrando toda força da banda e do disco citado. No ano seguinte ao lançamento, em 1989, Robert Sarzo deixou a banda e foi substituído pelo guitarrista do Lion, Doug Aldrich ( que mais tarde tocaria com Dio).

Com Aldrich nas guitarras a banda gravou Slave To The Thrill, em 1990, que apesar das críticas positivas, não obteve boas vendas, provavelmente devido ao surgimento do movimento grunge e as mudanças ocorridas no mercado musical na época. O disco foi descrito pela AllMusic como o disco mais focado da banda, porém a falta de atenção recebida por parte da mídia colaborou para que Doug Aldrich saísse da banda e formasse o Bad Moon Rising no mesmo ano, resultando na dissolução temporária do grupo.

Enquanto Jay Schellen trabalhava com o Unruly Child e o Sircle Of Silence, Kelly Hansen compunha material de estúdio para um álbum futuro. Paralelamente, ambos colaboraram com o segundo disco do Unruly Child, e decidiram ressuscitar o Hurricane com outra formação. A banda agora contava com Sean Manning nas guitarras e Larry Antonino no baixo e com essa nova formação lançaram Liquifury em 2001, obtendo recepção morna. A pouca receptividade culminou na saída de Schellen para ingressar no Asia, e Kelly para assumir o lugar de Lou Gramm no Foreigner.

Em 2010, Robert e Tony, membros fundadores da banda, reformularam o Hurricane (mais uma vez) com Andrew Freeman, (então no Lynch Mob, atualmente no Last In Line, banda formada pelos membros originais da banda Dio) e o baterista Mike Hansen ( ex baterista das Pointer Sisters). Vale ressaltar que Mike, apesar do sobrenome, não é irmão ou tem qualquer parentesco com o vocalista Kelly, conforme já explicado pelo próprio numa entrevista ao site Metalville, em 2012.

Robert Sarzo foi anunciado em 2023 como guitarrista do Queensrÿche versão Geoff Tate, e o Hurricane foi atração de abertura na turnê conjunta, tocando com as 2 bandas durante todo o giro. Após o lançamento do disco Reconnected, no mesmo ano, Robert deixou a banda, sendo substituído por Carlos Cavazo. O Hurricane segue na ativa enquanto Kelly Hansen deixou o Foreigner esse ano e Jay Schellen segue como baterista do Yes desde 2023.

O Som…

Com riffs pesados e melódicos, refrões marcantes e instrumental poderoso, o Hurricane agrada em cheio aos fãs de heavy metal e hard rock. A capacidade vocal de Kelly e de Andrew faz com que essa banda nos cause a sensação de que, assim como muitas outras, foram injustiçadas pelo mercado musical, a mídia e consequentemente o público. Ao ouvir seus discos, com certeza o amante de hard n’ heavy irá se perguntar por que não obtiveram melhor sorte. Vale muito a pena conhecer essa banda, especialmente se você, assim como eu, é um grande fã de Foreigner e o conheceu por seus trabalhos lá.

Discografia:

  • 1985 – Take What You Want
  • 1988 – Over The Edge
  • 1990 – Slave To The Thrill
  • 2001 – Liquifury
  • 2023 – Reconnected