Os 40 anos do álbum “Point of Entry”

Point of Entry” é o sétimo álbum de estúdio da banda inglesa de heavy metal Judas Priest e foi lançado em 26 de fevereiro de 1990 pelo selo Columbia. O álbum foi produzido por Tom Allom e as gravações ocorreram no Ibiza Studios, Ibiza, Espanha entre os meses de outubro e novembro de 1980.

Point of Entry” foi o disco do Judas Priest com melhores condições de gravação até então. Graças ao sucesso da ‘British Steel Tour’, a banda tinha fundos o suficiente pra investir em uma produção de primeira linha.  Para não perder a linha comercial obtida com o grande sucesso do LP “British Steel” de 1980, os músicos optaram por incluir algumas faixas um pouco mais comerciais e que poderiam ter divulgação nas rádios. Os críticos especializados teceram pesados comentários sobre o álbum, que obviamente foram rebatidos. Rob Halford mostrou-se absolutamente consternado com diversas críticas. Já o guitarrista K.K. Downing de modo ponderado afirmava que se tratava de um trabalho misto, que também incluía peso, passagens criativas e muita variedade, mas sem deixar de citar que havia certa pressão por parte da gravadora para que criassem novos sucessos instantâneos.

Três singles foram lançados do álbum: “Heading Out to the Highway”, “Don’t Go” e “Hot Rockin ‘“, todos acompanhados de seus respectivos videoclipes. Importante dizer que o clipe de “Hot Rockin’” chegou a ser reproduzido diversas vezes em programas brasileiros como o Som Pop da Tv Cultura-SP e o Realce da Tv Gazeta-SP, ajudando o Judas Priest a se tornar muito popular com o headbagers locais. Quando o LP ele obteve a posição número 14 na parada UK Albums e o número 39 na concorrida Billboard 200. “Point of Entry” recebeu certificação de ouro nos Estados Unidos, ultrapassando as 500 mil cópias vendidas e prata no Reino Unido, com mais de 60 mil discos vendidos. Em 2005, “Point of Entry” foi classificado como número 352 pela revista Rock Hard em sua lista dos ‘500 melhores álbuns de Rock & Metal de todos os tempos’.

A tour de divulgação de “Point of Entry” recebeu o nome de World Wide Blitz e se iniciou no dia 13 de fevereiro de 1981 em Rodahal, Kerkrade, na Holanda. Seguiram-se mais de 120 apresentações, a grande maioria nos Estados Unidos, mas o Judas também visitou países como Escócia, Inglaterra, Bélgica, País de Gales, França, Alemanha, Suécia e Canadá. O giro terminou em 15 de dezembro do mesmo ano na cidade de San Juan em Porto Rico.

Point of Entry” marcou a ligação entre dois discos emblemáticos e de enorme sucesso do Judas Priest, os álbuns “British Steel” de 1980 e “Screaming for Vengeance” de 1982. A melhor qualidade na gravação mostrou o quanto a banda era técnica e deu mais visibilidade para detalhes que antes passaram quase desapercebidas. Foi um período que definitivamente o Judas Priest traçou diversas diretrizes dentro do universo da música pesada (principalmente com clássicos como “Heading Out to the Highway”, “Hot Rockin’” e “Desert Plains“) e merece ser conferido certamente.

Tracklist:

Lado A

1.”Heading Out to the Highway”

2.”Don’t Go”     

3.”Hot Rockin'”

4.”Turning Circles”   

5.”Desert Plains”        

Lado B

1.”Solar Angels”        

2.”You Say Yes”        

3.”All the Way”

4.”Troubleshooter”    

5.”On the Run”

Judas Priest:

Rob Halford – vocals

  1. K. Downing – guitars

Glenn Tipton – guitars

Ian Hill – bass

Dave Holland – drums

(Fotos: Paulo Márcio)