Os 30 anos do álbum “Against the Law”

Against the Law” é o quinto álbum de estúdio da banda americana de heavy metal Stryper, e foi lançado em 21 de agosto de 1990. A produção ficou a cargo de Tom Werman e o responsável pela mixagem foi Eddie Delena. Foram utilizados os estúdios The Music Grinder and Devinshine Studios, durante o primeiro semestre de 1990.

O disco contou com as participações especiais de Randy Jackson, tocando baixo na faixa “Shining Star“; John Purcell; Jeff Scott Soto; Brent Jeffers e Tom Werman.

Este álbum marcou uma mudança radical em todos os sentidos na carreira do Stryper. Por opção da banda tudo foi rearranjado para construir uma nova imagem e quando falamos tudo, foi tudo mesmo. Desde a direção musical mais crua, o visual da banda abandonou por completo os já tradicionais trajes em amarelo e preto, além do logo que foi reformulado, também as letras evangélicas foram descartadas. O visual para produção gráfica de “Against the Law” mostra os quatro membros vestidos de presidiários em uma alusão ao título do álbum que em português significa ‘contra a lei’.

 

 

Se tudo já não bastasse a grande reviravolta envolveu uma das marcas registradas do Stryper, que eram suas letras edificantes e de louvor a Deus. No lugar dos hinos evangélicos, as novas músicas apresentavam uma nova temática focada em temas comuns ao rock n ‘roll, como relacionamentos, embora indiscutivelmente o ponto de vista da banda continuava diretamente ligado à conduta cristã.

Mas o choque com as roupas de couro escuras e as letras laicas não foi muito bem digerido pela legião de fãs – o que refletiu nas baixas vendas – que acompanharam a banda desde seu primeiro trabalho fazendo o Stryper acumular certificações de ouro e platina.

Três singles e vídeos foram lançados para promover “Against the Law”: “Shining Star” foi o primeiro e trata-se de um cover da banda de funk Earth, Wind & Fire; além de “Two Time Woman” e “Lady“, que também obtiveram fracas vendas e pouca veiculação nos programas especializados. O selo Enigma também investiu em propagandas de capa inteira nas revistas especializadas para promover “Against the Law”.

A tour chamada de ‘Against the Law Tour’ foi bem curta começando em Oakland nos EUA em 20 de setembro de 1990 e se estendendo até Norfolk, também nos país natal da banda, em 23 de novembro de 1990. Foram no total apenas 14 apresentações.

Mesmo com todos esses reveses o álbum musicalmente falando é muito bom e mantém tranquilamente o nível que o Stryper apresentou em seus trabalhos anteriores. O grande problema foi que muita gente não soube aceitar o simples fato que a banda resolveu fazer algo diferente do seu habitual e com isso causou uma avalanche de críticas injustas e muitas vezes infundadas. Felizmente o Stryper superou esses problemas e no fim das contas “Against the Law” recebeu seu reconhecimento com músicas do álbum sendo escaladas nos setlists da banda até os shows mais recentes.

Stryper:

Michael Sweet – lead vocals, guitar

Oz Fox – lead guitar, background vocals

Tim Gaines – bass guitar

Robert Sweet – drums

Additional musicians:

Randy Jackson – bass guitar on “Shining Star”

John Purcell – keyboards

Jeff Scott Soto – background vocals

Brent Jeffers – drums, keyboards

Tom Werman – percussion

Lado A

  1. Against the Law

2.”Two Time Woman

3.”Rock the People

  1. Two Bodies (One Mind, One Soul)”

5.”Not That Kind of Guy

Lado B

  1. Shining Star
  2. Ordinary Man
  3. Lady
  4. Caught in the Middle
  5. All for One
  6. Rock the Hell Out of You

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)