Clipe Clássico HB: Bolt Thrower, “Cenotaph”

                                                                                    Inovador”

Dia do quinquagésimo sexto capítulo do nosso especial Clipe Clássico HB e hoje é tempo de maltratar (no bom sentido, você já sabe….) os vizinhos, pois temos death metal de altíssima qualidade para por o volume no 11 e destruir tudo o que estiver a sua volta. E clipe escolhido é um verdadeiro marco do estilo vindo dos saudosos anos 90, pois se trata de “Cenotaph”, um dos grandes clássicos dos criadores do “blast beat” de bateria, a banda britânica Bolt Thrower.

Cenotaph” é um uma faixa do terceiro álbum do Bolt Thrower intitulado “War Master“, lançado em 18 de fevereiro de 1991 pelo selo Earache Records tendo a produção da própria banda e de Colin Richardson. Já o EP “Cenotaph” chegou antecipadamente as lojas, em 14 de janeiro do mesmo ano. Tanto o EP quanto o álbum são considerados revolucionários, pois se utiliza de maneira pioneira do então chamado “blast beat” de bateria (padrão rítmico de bateria que faz uso de baquetadas rápidas alternadas ou coincidentes na caixa e no chimbal).

O EP “Cenotaph” foi lançado no Reino Unido pela Earache Records em formato de CD-Maxi contendo quatro faixas: a própria “Cenotaph“, além de “Destructive Infinity“, “Prophet of Hatred” e “Realm of Chaos” (live), que foi gravada no Kilburn National em 16 de novembro de 1989. Outras três versões em padrão vinil também foram lançadas durante o mesmo período: edição 12″ (doze polegadas, o tradicional formato EP) em 45 RPM, White Label, (Test Pressing) no catálogo da Earache constando como MOSH 33T. Uma segunda também em 12″, 45 RPM (Limited Edition) Earache, MOSH 33T1 e uma para fins de divulgação também 12″, 45 RPM (White Label, Promo) Earache, MOSH 33TP.

Vídeo:

O vídeo de “Cenotaph” foi uma aposta da Earache, que naquele tempo não destinava verbas (até por que não tinha recursos suficientes como as grandes majors) para lançamentos de singles, EPs ou vídeos clipes de seus artistas de catálogo, o que prova o quanto o selo confiava no trabalho do Bolt Thrower ao investir no produto para divulgar o nome da banda.

O estilo brutal do som produzido pelo Bolt Thrower facilitou as coisas, pois a produção de “Cenotaph” apesar de modesta se encaixou perfeitamente fazendo as imagens cheias de quebras rápidas se fundirem com o som absurdamente pesado. Basicamente são tomadas da banda destruindo durante uma apresentação perante a uma plateia insana, enquanto alterna imagens de pessoas e caças de guerra em P&B em sua grande parte. A velocidade das trocas das tomadas é quase que sincronizada com o som da banda e o resultado não poderia ter ficado melhor.

O clipe foi utilizado para divulgar não só o nome do Bolt Thrower, mas também serviu para apresentar o selo Earache Records e o próprio estilo, sendo um verdadeiro cartão de visitas do death metal como um todo. O vídeo foi incluído em algumas coletâneas de clipes em VHS’s e DVD’s ao longo da década de 90, além de ser exibido em programas especializados de TV em diversos países.

Por aqui:

No Brasil o clipe de “Cenotaph” foi exibido algumas vezes no programa Fúria Metal da MTV Brasil, sendo um dos raros do estilo death metal a obter espaço no canal. O vídeo, também exibido com frequência nos pontos heavy paulistanos, ajudou a divulgar o estilo aqui em nossas terras e abrir caminho para o metal extremo nacional crescesse.

Dados:

Lançamento: 14 de janeiro de 1991.

Produtora: Earache Records.

Bolt Thrower:

Karl Willetts – Vocals

Gavin Ward – Guitars

Barry Thomson – Guitars

Andrew Whale – Drums

Jo Bench – Bass