Se reinventar e sem perder sua identidade.

Os finlandeses do Ensiferum em seu novo álbum trazem uma novidade interessante ao incluir em sua formação o vocalista e tecladista Pekka Montin. O oitavo álbum da banda é chamado de “Thalassic”, e foi lançado via Metal Blade Records. Nesse trabalho o Ensiferum investe em uma proposta ambiciosa de se reinventar, sem perder sua identidade e agregando novos elementos.

Seafarer’s Dream“, a instrumental que abre o álbum, proporciona ao ouvinte a sensação de estar em um barco nórdico em meio às ondas do mar, muito longe de casa. Se a jornada foi bem sucedida ou não, cabe apenas a sua imaginação decidir. Em seguida temos, “Rum, Women, Victory”, o primeiro single, que é certeira, pois possui todos os elementos que o folk metal pode usufruir em seu estilo e de cara se percebe que o vocal limpo de Pekka se encaixou muito bem na proposta da banda.

A ótima combinação de Petri Lindroos e seus grunhidos fazendo o contraponto para os vocais limpos de Pekka é o forte da canção “Andrômeda“. Mas é preciso ressaltar o brilhante trabalho instrumental e a maneira que a estória de como a jovem Andrômeda é finalmente salva por seu amor Perseu é muito bem contada.

Hora de mudar o tema com “The Defence of the Sampo”, inspirada na mitologia finlandesa, sobre um artefato mágico que comprava riquezas e boa sorte para o seu detentor. A faixa retrata esta fabula de maneira épica e muito incisiva, com diversas mudanças de ritmos, abusando da criatividade e do bom gosto.

Aceleramos com a faixa mais rápida do álbum, “Run from the Crushing Tide” com seu ritmo galopante e rifes cortantes. Aqui o trabalho dos vocais tem um destaque grandioso, principalmente com os backings e seus cantos memoráveis. O instrumental mais uma vez funciona muito bem, ora uma pancadaria sem dó como no refrão, ora propiciando uma melodia épica. “For Sirens” busca aquele clima humppa (para quem não sabe, humppa é um gênero musical finlandês) para o álbum, com um acordeão bem destacado. As belas melodias folclóricas proporcionam um fundo adequado para a mistura dos vocais de Lindroos e Montin.

“One For The Sea” tem uma proposta melódica muito clara e limpa, desde a sua intro de violão em comunhão com um emocionante violino, passando por um andamento cheio de orquestrações dramáticas com vocais extremamente poderosos e versáteis de Montin, que mostra um cartão de visitas dos mais animadores para os fãs do Ensiferum. É uma faixa cativante. 

Depois de toda a dramaticidade e encanto da faixa anterior, hora de mudar a chave para momentos de pura alegria e diversão que só o folk metal pode proporcionar com tanta honestidade. “Midsummer Magic” é sobre festas, alegrias e cantos. Por falar nisso a parte finlandesa da letra é cantada pelo baixista Sami Hinkka. Quem disse que tudo tem que ser sério? Eu não.

A longa e ambiciosa faixa “Cold Northland (Väinämöinen Part III)“, tem uma intro de piano belíssima, que traz um clima de aventura ao ambiente. Quando a parte orquestrada se une ao instrumental básico temos uma massa sonora muito proporcional e curiosa. Os rifes pesados na mesma linha das pancadas dos bumbos indicam o tom até que a velocidade entra em dobra. Muitas variações interessantes estão pela frente, sendo proporcionadas pelos vocalistas e muita inspiração nas melodias. Uma peça como essa só poderia mesmo terminar ao som do vento e do mar.

Temos um bônus nessa edição limitada, a folclórica “Merille Lahteva”, que é narrada como se fosse um conto ao som de menestréis e seus instrumentos.

Lembra-se do que eu disse no começo? Sobre se reinventar? Pois bem, o Ensiferum conseguiu construir um álbum que possui um ar fresco e renovado, e ao mesmo tempo, preservou todas as raízes de seu caráter musical. E convenhamos, não é fácil equilibrar uma equação dessas. Confira.

 Nota: 4/5

Setlist:

  1. Seafarer’s Dream
  2. Rum, Women, Victory
  3. Andromeda
  4. The Defence of the Sampo
  5. Run from the Crushing Tide
  6. For Sirens
  7. One with the Sea
  8. Midsummer Magic
  9. Cold Northland (Väinämöinen pt. III)

Ensiferum:

Petri Lindroos – Vocals/Guitar

Markus Toivonen – Guitar/Vocals

Sami Hinkka – Bass/Vocals

Pekka Montin – Keyboards/Vocals

Janne Parviainen – Drums

Fique ligado:

www.facebook.com/Ensiferum

www.ensiferum.com