Uma ótima releitura de um clássico ao vivo e muito mais.

O cultuado disco “Future World” foi lançado originalmente em 1987 e apresentou o Pretty Maids a muitos headbangers, que na época, ficaram impressionados como uma banda que utilizava os teclados de maneira tão preeminente soar tão pesada, principalmente nas suas apresentações ao vivo.

Uma tour foi realizada entre 2017 e 2018 para comemorar o 30º aniversário do “Future World”, e o Pretty Maids decidiu registrar esses momentos tão especiais gravando e filmando uma performance ao vivo do álbum no Japão em novembro de 2018. O resultado capturado ficou fantástico, com as faixas do clássico álbum soando mais pesadas do que nunca. E é preciso ressaltar a qualidade da produção, umas das mais limpas e nítidas que já tive a oportunidade de ouvir ao longo dos anos, com todos os instrumentos muito claros e destacados. E trata-se de lançamento completo nos formatos CD, Vinil, DVD e BLU RAY, que além do show na integra, possui muito material extra como clipes, entrevistas e bastidores.

A abertura com a intro “FW30” preparando o público para a clássica “Future World” que é um cartão de visitas imponente. Agora a pouco eu elogiei a produção do álbum, mas é preciso ressaltar o talento dos músicos, que foram capturados em um momento realmente especial. “We Came to Rock” é uma faixa cadenciada, com um rife contundente, que é perfeito para servir de moldura para a ríspida voz de Ronnie Atkins. Mudando o clima temos “Love Games”, que coloca o Pretty Maids com um pé no melhor que o AOR pode oferecer.

A faixa “Yellow Rain” inicia como balada e após uma breve interação de Atkins com a plateia, começa o ataque. Guitarra e teclados trabalham juntos, sob o comando do ritmo pesado imposto pela cozinha de Rene Shades e Allan Sørensen, baixista e baterista respectivamente. Até aqui nada para se questionar, o show caminha firme e forte. Atkins convida o público a participar na ótima “Loud ´N´ Proud” com seu forte refrão e é atendido prontamente. É um verdadeiro ‘frontman old school’, que sabe conduzir e mostrar seu carisma, além, é claro, de cantar muito.

O guitarrista Ken Hammer começa a introduzir o refrão de uma das minhas favoritas dessa banda. “Rodeo” é uma aula de rock melódico, pois possui uma melodia cheia de ‘links’, que fazem a música crescer e se tornar contagiante. Novamente Atkins brilha. “Needles In The Dark” se segura na cadencia de uma bateria ‘viva’ e pesada, para depois o clima mudar com a balada “Eye of the Storm”, oferecendo vocais mais amenos, dedilhados de guitarra e um teclado predominante.

Long Way to Go” retoma o bom hard para a festa e emenda direto na faixa “Mother of all Lies” com sua introdução pré-gravada. Uma bateria com bumbos monstruosos comanda a pesada “Kingmaker” com seu refrão incisivo e potente, grande música. E não pense que a coisa vai aliviar, pois em seguida temos o rife quebra pescoço de “Bull’s Eye”, onde melodia e peso dividem o espaço.

Mesmo sem sentir o tempo passar, já estamos caminhando para o final do álbum com Atkins apresentando “Little Drops of Heaven“, uma powerfull balada, que permitiu aos fãs japoneses deixarem marcado no registro suas palmas e suas vozes. Para encerrar Atkins agradece aos presentes enquanto uma intro pré-gravada inicia “Sin-Decade“, que coloca o de melhor que o Pretty Maids tem a oferecer em seu estilo característico.

Caramba, que showzão. Não que eu esteja surpreso, pois é de se esperar qualidade de uma banda tão talentosa. Mas a produção e as performances são sensacionais. Difícil não correlacionar um lançamento tão bom como esse, com a luta que Ronnie Atkins  travou contra o câncer de pulmão recentemente. Que Ronnie fique cada vez melhor e o Pretty Maids em breve esteja com mais um trabalho na manga. Por hora é colocar o volume no máximo e curtir esse grande lançamento.

Nota: 4,5/5

Pretty Maids:

Ronnie Atkins – vocals

Ken Hammer – guitars

Rene Shades – bass

Chris Laney – keyboards, guitar

Allan Sørensen – drums

Tracklist:

1.FW30 (Intro)

2.Future World

3.We Came To Rock

4.Love Games

5.Yellow Rain

6.Loud ´N´ Proud

7.Rodeo

8.Needles In The Dark

9.Eye Of The Storm

10.Long Way To Go

11.Mother Of All Lies

12.Kingmaker

13.Bull’s Eye

14.Little Drops Of Heaven

15.Sin-Decade

Bonus material on DVD and Blu-ray:

 – The videos:

Little Drops Of Heaven

Mother Of All Lies

Nuclear Boomerang

My Soul To Take

A Heart Without A Home

Kingmaker

Face The World

Bull’s Eye

Last Beauty On Earth

Serpentine

Will You Still Kiss Me (When I See You In Heaven)

– Balingen Documentary

– Japan Documentary

– Interviews with Ronnie Atkins, Ken Hammer, Chris Laney, Rene Shades.