“Mais que uma coletânea”
Nada melhor que começar a semana com boa música. E dica é com a gente mesmo, já sabe. E como vocês já se acostumaram, à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o CD do Rage, 10 Years in Rage: The Anniversary Album.
“10 Years in Rage: The Anniversary Album” é o oitavo álbum completo gravado pela banda alemã de speed metal, Rage e foi lançado em 28 de setembro de 1994 pelo selo Noise. O trabalho foi realizado entre junho e julho de 94 no R.A.S.H. Studio e T&T Studio, Gelsenkirchen, Alemanha. A produção foi de responsabilidade de Sven Conquest e a masterização de Eberhard Köhler.
O Rage ganhou muita popularidade com seu álbum de 1992 chamado “Trapped!”, atingindo as paradas especializadas em todo o mundo. Como resultado, a banda realizou pela primeira vez uma turnê no Japão. Seu sucesso se repetiu em 1993 com o lançamento de “The Missing Link“. Este álbum acabou se tornando um dos mais influentes e bem-sucedidos desta época, e é considerado um dos melhores da banda. No início de 1994, o guitarrista Manni Schmidt deixou a banda e Peavy Wagner monta uma nova formação com Sven Fischer e o irmão do baterista Chris Efthimiadis, Spiros. Peavy apostava que duas guitarras dariam mais poder a sua música e o teste foi o disco “10 Years in Rage: The Anniversary Album”.
Ao entrar no ano de 1994 o Rage passou a trabalhar em um álbum comemorativo para seus dez anos de existência. Esse trabalho marcaria a despedida da banda de seu velho selo, a Noise, que praticamente ignorou a promoção do disco. No mesmo ano o Rage assina com a gravadora Gun Records e em 95 lança o álbum inovador “Black in Mind“, seguido por uma turnê mundial e consolidando seu sucesso.
“10 Years in Rage: The Anniversary Album” é muito especial, pois contém material inédito, clássicos da banda e a regravação da música “Prayers of Steel“, de seu primeiro álbum quando ainda se chamava Avenger. Outra faixa de destaque é o medley intitulado “The Blow in a Row“, que traz trechos interligados de vários grandes hits do Rage. O CD conta com a participação especial de todos os músicos que um dia integraram a banda alemã. Em 2002 “10 Years in Rage: The Anniversary Album” foi remasterizado e relançado assim como os outros títulos da banda, que pertenciam ao catálogo da Noise, em uma parceria com a gravadora Sanctuary, e incluindo várias faixas bônus.
No Brasil o Rage tinha uma boa popularidade entre os fãs que acompanhavam as bandas europeias desde os anos 80 e teve seu disco de estreia, “Prayers of Steel” – como eu já citei, a banda se chamava inicialmente Avenger – lançado em edição nacional. Durante os meados dos anos 90, só comprando CDs importados mesmo para se ter acesso a discografia dos alemães, isso até o ano de 2002. Nesse ano a Noise relançou os oito álbuns do Rage, que pertenciam ao seu catálogo e com uma vantagem, todos recheados de bônus. E a Century Media, com uma ampla divulgação em revistas especializadas, colocou a disposição dos fãs brazucas essa preciosidades. Minha cópia de “10 Years in Rage: The Anniversary Album” – assim como vários outros títulos da banda – eu comprei em março de 2003, na loja Moria, que se localizava na Galeria do Rock.
“10 Years in Rage: The Anniversary Album” ao contrário que alguns bangers mais desavisados chegaram a pensar, não é uma simples coletânea. As inéditas e o fantástico medley comprovam isso e a versão de 2002 é muito especial por contar com cinco bônus, sendo um inédito. Se você não tem vale muito a pena garimpar sua cópia. Os links estão no final, como de costume. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 28 de setembro de 1994.
Selo: Noise (EU); Century Media (Brasil).
Produção: Sven Conquest.
Rage:
Peter “Peavy” Wagner – vocals, bass
Sven Fischer – guitars
Spiros Efthimiadis – guitars
Chris Efthimiadis – drums
Additional musicians:
Jochen Schroeder, Rudy Graf, Manni Schmidt, Thomas Grüning, Alf Meyerratken – guitars
Jörg Michael – drums
Tracklist:
1.”Vertigo”
2.”She Killed and Smiled”
3.”Destination Day”
4.”Take My Blood”
5.”No Sign of Life”
6.”Submission”
7.”The Unknown”
8.”Dangerous Heritage”
9.”Prayers of Steel ’94”
10.”The Blow in a Row” (Consists of parts from the songs: “Execution Guaranteed”, “Suicide”, “Down by Law”, “Don’t Fear the Winter”, “Invisible Horizons”, “Waiting for the Moon”, “Enough is Enough”, “Solitary Man” and “Nevermore”)
Remastered CD edition bonus tracks
- “Brainsucker”
- “On the Edge” (live)
- “Solitary Man” (live)
- “Enough Is Enough” (live)
- “From the Underworld” (live, previously unreleased)
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)