Rock melódico ou AOR?  É música com qualidade.

Conheci o FM em 1986 graças ao Iron Maiden e a cover da música “That Girl” registrada no EP “Stranger in a Strange Land“, e fui acompanhando o progresso da banda ao longo dos anos. O FM sempre contou com ótimos músicos, perfeccionistas dentro do estilo que abraçaram, e estão com mais um capitulo, o décimo segundo da sua história, escrito com o título de “Synchronized” via Frontiers Records.

A faixa-título abre com os teclados de Jem Davis ditando o ritmo com um certo felling do Yes do meio dos anos 80 e o refrão é puro rock melódico com pitadas das orquestrações do Aerosmith. O solo de guitarra nos coloca novamente na perspectiva do mais puro e autentico AOR, que ótimo começo. Já “Superstar” é cativante e motivacional com seu refrão melódico, daquele que vai entrar na sua cabeça e ficar ali por dias alegrando seus pensamentos. Novamente o solo de Jim Kirkpatrick é marcante e criativo.

O Harmond fala alto em “Best of Times” onde o som cai no tradicional e típico produto que as rádios de AOR procuram, pois ela tem tudo o que o fã do estilo mais valoriza: frases muito bem encaixadas numa melodia forte e progressiva. A balada “Ghost Of You And I” vem para deixar o álbum mais eclético e cumpre bem seu papel.

Agora um dos pontos altos do CD, a faixa “Broken”. Particularmente foi como entrar numa maquina do tempo indo direto para o início dos anos 80 e ligar o rádio. Não me entenda mal, a faixa não é datada, muito pelo contrario, jamais uma produção esmerada como essa poderia sofrer essa crítica. A vibe da música é que nos traz o melhor do AOR oitentista e a interpretação de Steve Overland, é incrível. A mesma sensação é passada por “Change For The Better” e seu coro contagiante no refrão.

End Of Days” nos transporta de volta para os dias atuais com o FM incluindo o Hard no seu repertório sendo uma faixa densa e muito forte. Os backing vocals são inspirados e um instrumental muito coeso mantém o ouvinte firme e atento, esperando por uma nova cartada, ora de Kirkpatrick, ora de Davis.

Rifes fortes conduzem a emotiva “Pray” com uma nova melodia cativante e harmoniosa, o solo é perfeito. Em “Walk Through The Fire” o baixo de Merv Goldsworthy é o destaque, proporcionando o tom adequado para Overland soltar sua voz novamente com muita maestria. “Hell Or High Water” também agrada com a interação teclado/guitarra funcionando mais uma vez, mas o refrão com os backing vocals muito acentuados é o verdadeiro destaque da música.

Quebrando o ritmo com um quase blues em “Angels Cried”, que para ficar mais adequada poderia ter uns dois minutos a menos, mas é apenas uma opinião. Para fechar o CD a faixa “Ready For Me” explora vários efeitos e uma atmosfera mais atual, antes de cair no hard outra vez com um ritmo contagiante e coeso. Ótima faixa, com um refrão pronto para ser bem interativo nos shows, quando eles voltarem.

Eu aprendi a muitos anos, que um dos estilos musicais que mais permite as bandas explorar, e se tiver coragem, inovar, é o rock melódico ou AOR, como queiram. Mas para isso é preciso muito talento, capacidade e saber até onde ir, para não descambar no pop puro e simples. O FM consegue utilizar essas regras e seu público, exigente, sabe valorizar o produto final. Confira.

Nota: 3,5/5

Tracklist:

  1. Synchronized
  2. Superstar
  3. Best Of Times
  4. Ghost Of You And I
  5. Broken
  6. Change For The Better
  7. End Of Days
  8. Pray
  9. Walk Through The Fire
  10. Hell Or High Water
  11. Angels Cried
  12. Ready For Me

FM:

Steve Overland – Vocais

Jim Kirkpatrick – Guitarra

Jem Davis – Teclados

Merv Goldsworthy – Baixo

Pete Jupp – Bateria