“O volume I é muito bom, já o volume II é fantástico

Como eu já disse algumas vezes anteriormente, a ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica a segunda parte da uma homenagem ao grande Judas Priest, o volume 2 da coletânea intitulada “A Tribute to Judas Priest: Legends of Metal“.

A Tribute to Judas Priest: Legends of Metal Vol. II” é uma compilação de clássicos da banda britânica Judas Priest, realizada pela publicação Rock Hard em parceria com o selo Century Media lançada em junho de 1996. O projeto envolveu diversas bandas e foi divido em duas partes – volume I e volume II.

Durante os anos 90 alguns selos apostaram a fundo em álbuns coletâneas para homenagear diversas grandes nomes do universo da música pesada. A revista Rock Hard resolveu entrar nessa no ano de 1997 com uma proposta ousada, que consistia em lançar dois CDs com os alguns dos principais clássicos do grande Judas Priest. Em um curto intervalo os dois trabalhos foram lançados, se utilizando de algumas faixas já gravadas pelas bandas e outras totalmente inéditas. Para o volume I nomes de peso foram convocados como Helloween, Fates Warning, Gamma Ray, Mercyful Fate, Rage, Testament, U.D.O. e Saxon, o que garantiu um qualidade muito boa. Completando o trabalho temos Devin Townsend, Radakka, Doom Squad e Lion’s Share, que não comprometeram, mas ficou nítida a diferença entre os dois escalões.

Já o álbum “A Tribute to Judas Priest: Legends of Metal Vol. II”, o nosso foco principal nessa matéria, não cometeu erro algum. As escolhas foram muito mais felizes e algumas versões podem quase se comparar aos clássicos originais, tamanha a qualidade de cada interpretação das bandas. Os medalhões aqui foram quase que a total maioria e o menos conhecido, se é que podemos definir assim, Leviathan, surpreendeu positivamente também.

Podemos classificar como interpretações absurdas as participações do Iced Earth comThe Ripper“; Blind Guardian com versão já conhecida na época deBeyond the Realms of Death“; Heavens Gate com “The Sentinel“; o saudoso Nevermore comLove Bites“; Forbidden comDissident Aggressor“, o nosso Angra com a pauladaPainkiller“; Overkill com “Tyrant” e o Kreator com “Grinder“, todas essas faixas são absolutamente fantásticas e honram com maestria o legado da banda britânica. Se fosse só isso o CD já estaria pago e juros.

Mas como eu disse, “A Tribute to Judas Priest: Legends of Metal Vol. II”, merece ser destacado e reverenciado, pois possui ‘algo a mais’, na verdade, vários ‘algo a mais’. A começar com a versão destruidora de “Exciter“, que o Gamma Ray gravou tento Ralf Scheeppers nos vocais. A banda de Kai Hansen foi a única a participar dos dois discos do projeto. O Skyclad nos brindou com uma belíssima releitura de umas das canções mais emotivas que o Judas Priest gravou nos anos 70, a mágica “Dreamer Deceiver“. O grande Stratovarius em sua melhor fase e contando com seu ‘dream team’ na line up, trouxe um verdadeiro arrasa quarteirão, o tijolo “Bloodstone“. Lembra que comentamos a pouco sobre o Leviathan? Pois é, a versão de “Night Comes Down” foi elogiada pelo próprio Rob Halford. Precisa dizer mais? E fechando com chave de metal uma obra prima do peso pesado Virgin Steele executando o hino “Screaming for Vengeance“. A banda deixou nos créditos a mensagem que para participar do projeto, mesmo que com pouco tempo disponível, resolveu gravar sua participação realizando tudo 90% ao vivo no estúdio. E não poderia ter ficado melhor o resultado final. 

No Brasil ambos dos CDs foram lançados quase que simultaneamente com as versões europeias pelo selo Rock Brigade Records com distribuição da Empire Music. Vários anúncios foram publicados nas revistas especializadas divulgando os trabalhos, que custava cada o valor de R$ 15,00. Pois é, mesmo na época era bem barato.

Se você é fã do grande Judas Priest e não possui essa duas obras é preciso começar a se virar e correr atrás. Principalmente o álbum “A Tribute to Judas Priest: Legends of Metal Vol. II”, que como foi relatado aqui, possui faixas que merecem toda atenção do amante da música de pesada de qualidade. 

Dados:

Lançamento: junho de 1996.

Selo: Rock Hard/Century Media (Europa); Century Media (Brasil).

Tracklist:

 1.”The Ripper” (Iced Earth)

2.”Beyond the Realms of Death” (Blind Guardian)

3.”The Sentinel” (Heavens Gate)

4.”Love Bites” (Nevermore)

5.”Exciter” (Gamma Ray)

6.”Dissident Aggressor” (Forbidden)

7.”Painkiller” (Angra)

8.”Tyrant” (Overkill)

9.”Grinder” (Kreator)

10.”Dreamer Deceiver” (Skyclad)

11.”Bloodstone” (Stratovarius)

12.”Screaming for Vengeance” (Virgin Steele)

13.”Night Comes Down” (Leviathan)

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)