Começando a conquistar o mundo.

Aos poucos as coisas parecem que vão começar a se normalizar em algumas partes do nosso país. Mas cuidado, ainda corremos riscos. Vamos continuar firmes e ter esperança que essa fase ruim vai passar. E agora, é a nossa hora de falar de música.

Lembrando que à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é sobre um disco que faz parte de um grande momento de uma banda que estava prestes a conquistar o mundo. Vamos falar do famoso Guns n’Roses e seu álbum “GN’R Lies”.

GN’R Lies” (também conhecido como “Lies”) é o segundo álbum de estúdio da banda americana de hard rock Guns n’Roses, lançado em 29 de novembro de 1988 pela Geffen Records. Embora extraoficialmente se trate de um relançamento do primeiro EP da banda, associado a outras quatro faixas, teve todo o tratamento como um álbum de estúdio quando lançado.

Na verdade “GN’R Lies” foi uma maneira da gravadora Geffen se aproveitar do enorme sucesso do LP “Appetite for Destruction” (1987), colocando a banda ainda mais em evidência e agradar aos fãs que estavam a procura do já então raro EP “Live ?!*@ Like a Suicide”, que foi o primeiro registro de Axl e companhia, lançado em 16 de dezembro de 1986 e gravado de forma independente. Para não se limitar apenas ao referido EP, quatro faixas, sendo duas no formato unplugged, completaram o registro. As músicas acústicas são “Used To Love Her” e “Patience”. A faixa “You’re Crazy” fora lançada em “Appetite for Destruction” e neste álbum aparece com a letra original. E completando temos a polêmica “One in a Million”.

A música “One in a Million” levantou acusações de racismo e homofobia. Axl negou que ele era racista e defendeu o uso da palavra “nigger” na letra da música, alegando que “era uma palavra para descrever alguém que sentia de alguma forma triste com sua vida, tendo muitos problemas”. A desculpa foi meio esfarrapada, mas acabou colando na época, até pelo sucesso crescente que o Guns n’Roses estava desfrutando. Vários anos depois, Axl admitiu que inventou as desculpas e se retratou. Além dessa controvérsia, o lançamento deste disco, foi ofuscado devido aos incidentes ocorridos no festival Monsters Of Rock na Inglaterra, meses antes, em que dois fãs foram mortos sendo pisoteados, durante a apresentação do Guns. “GN’R Lies” também foi o último álbum gravado com o baterista Steven Adler, antes de ser demitido pela banda.

O sucesso de “GN’R Lies” seguiu a esteira do mega platinado “Appetite for Destruction”. Alcançou a 2ª posição na parada Billboard 200, foi cinco vezes disco de platina nos EUA e foi eleito pelo Grammy como “melhor performance de hard rock“, com a música “Patience“. A balada “Patience” foi o único single lançado, e alcançou o número quatro na Billboard Hot 100. O clipe para a música foi um grande sucesso na MTV americana e em vários programas de TV ao redor do mundo.

No Brasil o Guns n’Roses desde 1988 já estava conquistando seu espaço, com seus clipes em alta rotação nos programas como Clip Trip da TV Gazeta-SP. Em 1989 com a chegada do vídeo de “Patience“, a banda estourou de vez com a música sendo a campeã entre as mais pedidas nas rádios rock conhecidas. O disco “GN’R Lies” foi lançado com encarte interno envelopado e ótimo acabamento por parte da WEA. Anúncios também foram veiculados em revistas especializadas, onde o sucesso mundial do Guns era exaltado com a seguinte chamada: “A maior revelação e revolução do rock de todos os tempos. Mais de 15 milhões de discos vendidos no planeta”. Meu LP foi comprado em 22 de abril de 1989 na Devil Discos, na Galeria do Rock.

GN’R Lies” foi a confirmação que o Guns n’Roses estava numa subida que o levaria ao sucesso em um nível muito difícil de se conseguir. Basta ver como a banda se tornaria conhecida mundialmente e cultuada por seus fãs nos inicio dos anos 90. Chegando até se tornar insuportável, ‘hehe’, mas esse é um assunto que vai ficar para uma próxima vez. Por hora relembre com os links as músicas do álbum e o clipe de “Patience“, e aproveite, dentro possível, o final de semana. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 29 de novembro de 1988.

Selo: Geffen (EUA); WEA (Brasil).

Produção: Guns N’ Roses e Mike Clink

Singles:

  • Patience” em 2 de abril de 1989.

Certificações:

  • No EUA: 5x Platina (+ 5.000.000);
  • Na Argentina: Platina (+ 60.000);
  • No Brasil: Ouro (+ 100.000).

Lado A:

1.”Reckless Life” (Hollywood Rose cover) 

2.”Nice Boys” (Rose Tattoo cover)    

3.”Move to the City

4.”Mama Kin” (Aerosmith cover)      

Lado B:

1.”Patience”     

2.”Used to Love Her”        

3.”You’re Crazy”      

4.”One in a Million

Guns N’ Roses:

Axl Rose – lead vocals, piano

Slash – lead guitar, acoustic guitar, rhythm guitar, backing vocals

Izzy Stradlin – rhythm guitar, lead guitar, acoustic guitar, backing vocals

Duff “Rose” McKagan – bass guitar, acoustic guitar, backing vocals

Steven Adler – drums, backing vocals